Alessandra Gotuzo Seabra e Fernando C. Capovilla
ISBN: 978-85-85462-97-0
Formato: 21 x 28 cm
156 páginas
Este livro traz um conjunto de pesquisas científicas sobre avaliação cognitiva neuropsicológica em crianças e em adultos, avaliação essa que constitui tarefa extremamente complexa, devido ao amplo escopo envolvido, incluindo tanto diferentes áreas de estudo quanto diferentes populações. A avaliação neuropsicológica deve ser condizente com uma abordagem teórica, tecnicamente adequada, e relevante para uma atuação prática. Assim, deve estar integrada num arcabouço teórico que a explique e justifique. Deve, ainda, ser psicometricamente adequada, respeitando os requisitos psicométricos necessários para qualquer instrumento de medida psicológica. Por fim, deve fornecer diretrizes para a reabilitação e para a educação que auxiliem o profissional a selecionar, dentre diferentes tipos de intervenção, a que mais se adequa às necessidades e características específicas do paciente ou do aluno.
Aspecto que merece ser ressaltado, uma vez que pouco usual na nossa cultura, é a evidente importância da normatização dos testes disponíveis para avaliação neuropsicológica para populações brasileiras. Como bem sabemos, esta é conduta rara entre nós, habituados a utilizar testes e procedimentos provenientes de outros países, nem sempre adequadamente adaptados ou normatizados para o nosso meio. Daí a relevância das pesquisas sobre esse tema, já que, se a avaliação é conduzida de forma inadequada, ela compromete a eficácia da intervenção. Ao buscar a relação entre discussão teórica, construção e validação de instrumentos, e avaliação de pacientes com quadros neuropsicológicos, o livro se adequa à necessidade de unir essas três facetas da avaliação neuropsicológica, contribuindo, assim, para preencher essa lacuna, auxiliando o desenvolvimento da área de maneira teoricamente fundamentada, psicometricamente adequada e clinicamente relevante. Portanto, esta obra se destina primariamente a profissionais que atuam diretamente com avaliação neuropsicológica, mas é também útil a profissionais de áreas afins, como a pedagogia, a psicopedagogia e a fonoaudiologia.
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Alessandra Gotuzo Seabra e Fernando C. Capovilla
ISBN: 978-85-85462-97-0
Formato: 21 x 28 cm
156 páginas
Este livro traz um conjunto de pesquisas científicas sobre avaliação cognitiva neuropsicológica em crianças e em adultos, avaliação essa que constitui tarefa extremamente complexa, devido ao amplo escopo envolvido, incluindo tanto diferentes áreas de estudo quanto diferentes populações. A avaliação neuropsicológica deve ser condizente com uma abordagem teórica, tecnicamente adequada, e relevante para uma atuação prática. Assim, deve estar integrada num arcabouço teórico que a explique e justifique. Deve, ainda, ser psicometricamente adequada, respeitando os requisitos psicométricos necessários para qualquer instrumento de medida psicológica. Por fim, deve fornecer diretrizes para a reabilitação e para a educação que auxiliem o profissional a selecionar, dentre diferentes tipos de intervenção, a que mais se adequa às necessidades e características específicas do paciente ou do aluno.
Aspecto que merece ser ressaltado, uma vez que pouco usual na nossa cultura, é a evidente importância da normatização dos testes disponíveis para avaliação neuropsicológica para populações brasileiras. Como bem sabemos, esta é conduta rara entre nós, habituados a utilizar testes e procedimentos provenientes de outros países, nem sempre adequadamente adaptados ou normatizados para o nosso meio. Daí a relevância das pesquisas sobre esse tema, já que, se a avaliação é conduzida de forma inadequada, ela compromete a eficácia da intervenção. Ao buscar a relação entre discussão teórica, construção e validação de instrumentos, e avaliação de pacientes com quadros neuropsicológicos, o livro se adequa à necessidade de unir essas três facetas da avaliação neuropsicológica, contribuindo, assim, para preencher essa lacuna, auxiliando o desenvolvimento da área de maneira teoricamente fundamentada, psicometricamente adequada e clinicamente relevante. Portanto, esta obra se destina primariamente a profissionais que atuam diretamente com avaliação neuropsicológica, mas é também útil a profissionais de áreas afins, como a pedagogia, a psicopedagogia e a fonoaudiologia.
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