O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-Comportamentais
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Editora Artmed

Ano de publicação: 2013


Autor: Neide A. Zanelatto; Ronaldo Laranjeira

ISBN 9788565852241

568 páginas

 


Neide A. ZanelattoPsicóloga Clínica. Especialista em Dependência Química pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Membro do Corpo Docente da UNIAD/UNIFESP. Coordenadora do Curso de Extensão de Terapia Cognitivo-comportamental Aplicada ao Tratamento da Dependência Química, UNIAD¬UNIFESP.


Ronaldo LaranjeiraPhD em Psiquiatria pela Universidade de Londres, Inglaterra. Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) da UNIFESP. Investigador Principal do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD) do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq).



A dependência de substâncias é um fenômeno complexo, cujo tratamento deve considerar inúmeras condições, sendo cada paciente visto em sua individualidade. O clínico que atua nessa área não deve desviar-se de seu objetivo principal, que é auxiliar o indivíduo, buscando modificar os comportamentos que facilitam a manutenção da dependência, utilizando, para isso, ferramentas terapêuticas cujos resultados são baseados em evidências.


 As terapias cognitivo-comportamentais têm sido referenciadas como abordagens eficazes no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos – entre eles os transtornos por uso de substâncias –, e sua aplicação no contexto do tratamento tem se mostrado eficaz tanto para o alcance quanto para a manutenção da abstinência, seja em usuários de álcool, tabaco ou substâncias ilícitas. Este livro, resultado do trabalho de importantes clínicos e pesquisadores na área,  se debruça sobre essas abordagens terapêuticas, focando três grupos de correntes teóricas: as terapias de reestruturação cognitiva, as de resolução de problemas e as de treinamento de habilidades.

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