EPF-TDAH - Manual
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O manual apresenta dois casos clínicos no intuito de servirem como referência para a elaboração do relatório final do EPF-TDAH.

 
O EPF-TDAH tem como objetivo explorar os prejuízos funcionais relacionados ao TDAH que adultos podem experimentar em nove áreas da vida: acadêmica, profissional, social, afetivo-sexual, doméstica, financeira, saúde, trânsito e risco legal.
 
 
 
População
 
Adultos e idosos entre 18 à 76 anos de idade.
 
 
 
Aplicação
 
Pode ser individual ou coletiva a depender do contexto e objetivo.  Em caso de adultos não alfabetizados é possível ler os itens.
 
 
 
Tempo
 
Demanda uma única sessão com tempo aproximado de 10 minutos para a sua realização.
 
 
 
Correção
 
Manual.
 
 
 
Descrição
 
O prejuízo funcional pode ser definido como o grau de dificuldade vivenciado pelo indivíduo na interação com os seus contextos de desenvolvimento e suas consequências adversas, sendo um dos critérios exigidos para o diagnóstico do TDAH segundo o Manual de Estatísticas e Diagnósticos e Transtornos Mentais – DSM-5.
 
 
 
De aplicação prática e rápida, a EPF-TDAH é indicada principalmente para o contexto clínico como recurso auxiliar no diagnóstico, no planejamento de intervenção e no acompanhamento do tratamento para o TDAH.  Pode também ser utilizada em contextos de pesquisa.
 
 
 
Por avaliar simultaneamente nove importantes fatores da vida cotidiana de um adulto, que são impactados pelo transtorno, é considerada uma escala inovadora, pois oferece uma visão geral do funcionamento global do cliente.  Proporciona dois benefícios importantes: aumenta a probabilidade de se ter uma compreensão mais realista dos prejuízos e permite que sejam constatados prejuízos específicos do indivíduo, permitindo assim a elaboração de uma proposta de tratamento que atenda a sua singularidade.
 
 
 
Está composta por 66 itens, que são respondidos em uma escala de cinco pontos para captar a frequência da dificuldade nos últimos anos.
 
 
 
A interpretação dos escores obtidos possibilita saber em quais áreas há prejuízos funcionais, quando comparados com adultos da comunidade sem essa condição clínica, se esses prejuízos são leves, moderados ou severos e se há prejuízos em pelo menos duas das áreas requeridas pelo DSM-5: acadêmica, profissional e social.
 
 
 
O manual apresenta dois casos clínicos no intuito de servirem como referência para a elaboração do relatório final do EPF-TDAH.
 
 
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