Baralho da evitação alimentar

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O transtorno alimentar restritivo/evitativo (TARE) é mais comum na infância, mas muitos adolescentes e adultos não conseguem desenvolver uma relação saudável com os alimentos e o TARE pode se estender ao longo dos anos, de maneira crônica, sendo "normalizado" pelos indivíduos ao criarem estratégias de adaptação ou mesmo por falta de conhecimento. Esses pacientes compõem um grupo bastante heterogêneo, com características de curso do transtorno diferentes, o que muitas vezes dificulta ainda mais os indivíduos acometidos a se perceberem com o transtorno e deixa alguns psicólogos com dificuldades em estabelecer um plano de tratamento linear e adequado.

O Baralho da evitação alimentar: tratando pacientes com transtorno alimentar restritivo/evitativo surge como uma necessidade na clínica terapêutica, uma vez que as demandas das dificuldades alimentares aumentam a cada dia e as opções de recursos para lidar com tal queixa são escassas. Este baralho engloba todas as fases do tratamento por meio da terapia cognitivo-comportamental, possibilitando realizar uma intervenção psicológica completa que inclui psicoeducação, reestruturação cognitiva, exposição e desafios, além de abranger pacientes de diferentes faixas etárias, desde a infância até a idade adulta.

Este baralho dispõe de formulários digitais.


CONHEÇA O SUMÁRIO

Evitação alimentar
O que é transtorno alimentar restritivo/evitativo?
Principais dificuldades ao trabalhar com evitação alimentar
Utilizando o baralho
Referências
Anexos

PÚBLICO-ALVO

Crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos com diagnóstico de TARE ou que precisam de ajuda psicológica para limitar o consumo de alimentos não saudáveis, que têm necessidade de mudança de hábitos alimentares, baixo repertório alimentar, medo de comer ou mesmo falta de interesse pelos alimentos.

O QUE VOCÊ ENCONTRA NESTE RECURSO

7 cartas com as emoções mais comuns relacionadas à evitação alimentar
136 cartas com alimentos
22 cartas com pensamentos
9 cartas com lugares e situações-problema
17 cartas com desafios

DIFERENCIAIS DA OBRA

Focada para o psicoterapeuta em sua prática clínica. Engloba todas as fases da intervenção por meio da terapia cognitivo-comportamental: psicoeducação das emoções mais comuns frente aos alimentos e refeições, percepção dos pensamentos que ajudam e que não ajudam, reestruturação cognitiva, dessensibilização sistemática e percepção da importância dos alimentos para o crescimento e desenvolvimento.

CONHEÇA AS AUTORAS

Ana Carla Gameleira
Lívia Rodrigues

DADOS TÉCNICOS

ISBN: 978-65-5571-099-1
Formato: 18x25 cm | 191 cartas | Páginas do manual: 32
Ano: 2022

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