Futebol libertário: um jeito novo de jogar na medida

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Editora Casa do Psicólogo 1ª Edição Autor: FABIO SILVESTRE DA SILVA 142 páginas ISBN: 85-7396-573-8 O autor faz o relato de um projeto piloto que procurou trabalhar o uso do potencial educativo da prática esportiva, especificamente o futebol, na educação não formal como meio para a construção e o exercício da cidadania ativa através do atendimento alternativo direto para adolescentes infratores inseridos nas medidas socioeducativas em meio aberto.


Parte I – Das Teorias; Capítulos: 1. Exclusão social: discussão do conceito; 2. Adolescência; 3. Assistência à infância e juventude no Brasil; 4. O papel dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; 5. Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de Interlagos (CEDECA Interlagos); 6. As medidas socioeducativas; 7. O esporte como instrumento educacional; 8. As contribuições de Paulo Freire; Parte II – Das Práticas; Capítulos: 9. A entrada em campo; 10. Coleta de dados; Parte III – Das Análises; Capítulos: 11. Análise e discussão dos dados; 12. Etapas metodológicas; 13. O Homem no grupo; 14. Outros aspectos importantes de aprendizado do projetos.

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Editora Casa do Psicólogo 1ª Edição Autor: FABIO SILVESTRE DA SILVA 142 páginas ISBN: 85-7396-573-8 O autor faz o relato de um projeto piloto que procurou trabalhar o uso do potencial educativo da prática esportiva, especificamente o futebol, na educação não formal como meio para a construção e o exercício da cidadania ativa através do atendimento alternativo direto para adolescentes infratores inseridos nas medidas socioeducativas em meio aberto.


Parte I – Das Teorias; Capítulos: 1. Exclusão social: discussão do conceito; 2. Adolescência; 3. Assistência à infância e juventude no Brasil; 4. O papel dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; 5. Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de Interlagos (CEDECA Interlagos); 6. As medidas socioeducativas; 7. O esporte como instrumento educacional; 8. As contribuições de Paulo Freire; Parte II – Das Práticas; Capítulos: 9. A entrada em campo; 10. Coleta de dados; Parte III – Das Análises; Capítulos: 11. Análise e discussão dos dados; 12. Etapas metodológicas; 13. O Homem no grupo; 14. Outros aspectos importantes de aprendizado do projetos.

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