Psicologia e formação docente: desafios e conversas

SKU:20429510
"

Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2002


1ª Edição

Organizador: PRISCILA LAROCCA, FÁBIO BACCHIEGGA, TAMARA ABRÃO PINA, MARIANA WISNIVESKY, PAULA SARETTA, CAROLINA DE ARAGÃO ESCHER, SÉRGIO ANTONIO DA SILVA LEITE, ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI, ÂNGELA FÁTIMA SOLIGO, LARISSA CARPINTÉRO DE CARVALHO, MARLI AMÉLIA LUCAS PEREIRA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ALMEIDA, GLÓRIA APARECIDA PEREIRA DE OLIVEIRA, SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA BATISTA, CLÁUDIA CHUEIRE DE OLIVEIRA, ANA MARIA FALCÃO DE ARAGÃO SADALLA, AUDREY PIETROBELLI DE SOUZA, NEIVA DE OLIVEIRA MORO

Autor: ANA MARIA FALCÃO DE ARAGÃO SADALLA E ROBERTA GURGEL AZZI

ISBN: 85-7396-197-X

322 páginas

 

 

O leitor encontrará uma psicologia que, prático-reflexiva, se tornou cúmplice e aliada da educação, deu-lhe as mãos, como parceira genuína e comprometida nessa aventura de, formando-se, formar professores na e para a (trans)formação.

Parte I – Desafios da Psicologia na Formação Docente; Capítulos: 1. Problematizando os contínuos desafios da Psicologia na formação docente; 2. Psicologia, licenciatura e saberes docentes: identidade, trajetória e contribuições; 3. Análise de crenças e suas implicações para a educação; 4. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor; 5. Contribuições da Psicologia Social para a formação do professor: representações sociais e atitudes; Parte II – Alguns temas da Psicologia entrelaçados na formação docente; Capítulos: 6. Psicologia e parâmetros curriculares nacionais: Contribuições para formação de professores?; 7. A dimensão teórico - prática da psicologia educacional na formação de professores: a metodologia da problematização como desencadeadora da articulação entre teoria e prática; 8. Professor-pesquisador e Psicologia: Problematizando relações; Parte III – Relatando experiências recentes de trabalho com a psicologia na formação docente; Capítulos: 9. A Psicologia na Formação de Professores Universitários: experiências em Cursos de Especialização; 10. Psicologia e formação de professores: Relatando uma experiência na pós-graduação; 11. Ensinando psicologia para professores através de mídias interativas; 12. Psicologia e formação docente no espaço cotidiano do educador: Relato de uma experiência.

"

Produto Indisponível

Preencha os campos para ser avisado assim que o produto voltar ao estoque!

Descrição

"

Editora Casa do Psicólogo

Ano de publicação: 2002


1ª Edição

Organizador: PRISCILA LAROCCA, FÁBIO BACCHIEGGA, TAMARA ABRÃO PINA, MARIANA WISNIVESKY, PAULA SARETTA, CAROLINA DE ARAGÃO ESCHER, SÉRGIO ANTONIO DA SILVA LEITE, ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI, ÂNGELA FÁTIMA SOLIGO, LARISSA CARPINTÉRO DE CARVALHO, MARLI AMÉLIA LUCAS PEREIRA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ALMEIDA, GLÓRIA APARECIDA PEREIRA DE OLIVEIRA, SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA BATISTA, CLÁUDIA CHUEIRE DE OLIVEIRA, ANA MARIA FALCÃO DE ARAGÃO SADALLA, AUDREY PIETROBELLI DE SOUZA, NEIVA DE OLIVEIRA MORO

Autor: ANA MARIA FALCÃO DE ARAGÃO SADALLA E ROBERTA GURGEL AZZI

ISBN: 85-7396-197-X

322 páginas

 

 

O leitor encontrará uma psicologia que, prático-reflexiva, se tornou cúmplice e aliada da educação, deu-lhe as mãos, como parceira genuína e comprometida nessa aventura de, formando-se, formar professores na e para a (trans)formação.

Parte I – Desafios da Psicologia na Formação Docente; Capítulos: 1. Problematizando os contínuos desafios da Psicologia na formação docente; 2. Psicologia, licenciatura e saberes docentes: identidade, trajetória e contribuições; 3. Análise de crenças e suas implicações para a educação; 4. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor; 5. Contribuições da Psicologia Social para a formação do professor: representações sociais e atitudes; Parte II – Alguns temas da Psicologia entrelaçados na formação docente; Capítulos: 6. Psicologia e parâmetros curriculares nacionais: Contribuições para formação de professores?; 7. A dimensão teórico - prática da psicologia educacional na formação de professores: a metodologia da problematização como desencadeadora da articulação entre teoria e prática; 8. Professor-pesquisador e Psicologia: Problematizando relações; Parte III – Relatando experiências recentes de trabalho com a psicologia na formação docente; Capítulos: 9. A Psicologia na Formação de Professores Universitários: experiências em Cursos de Especialização; 10. Psicologia e formação de professores: Relatando uma experiência na pós-graduação; 11. Ensinando psicologia para professores através de mídias interativas; 12. Psicologia e formação docente no espaço cotidiano do educador: Relato de uma experiência.

"

Produtos selecionados para você

WhatsApp Flutuante