Manual prático de terapias cognitivo-comportamentais

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Entre as diversas práticas da psicologia, a clínica tem sido, desde seus primórdios, a área com maior interesse e ênfase dos alunos nas graduações. São diversos os modelos que fundamentam e sustentam essa prática. As terapias cognitivo-comportamentais (TCC) destacam-se como um modelo de psicoterapia baseado na relação entre os processos cognitivos, experienciais e comportamentais, que vêm se desenvolvendo nos últimos anos, embasadas nas práticas baseadas em evidências.

O Manual Prático de Terapias Cognitivo-Comportamentais surge em decorrência do crescimento e avanço teórico-prático das TCCs. Esta obra objetiva auxiliar terapeutas iniciantes, bem como atualizar os mais experientes sobre como melhor atender seus pacientes. O livro, em seus capítulos iniciais, revisita os construtos teóricos e a epistemologia das TCCs.

Em seguida, os capítulos abordam como aplicar a prática em diversos contextos, contemplando diferentes populações na atualidade. Sob uma perspectiva psicoeducativa, eles trazem informações atualizadas sobre pesquisas e sobre cada tópico analisado, além de um resumo e questões norteadoras para facilitar a aprendizagem. Os autores dos capítulos são referências em suas áreas de atuação e trabalham com pesquisas sobre diversos temas. As organizadoras, fundamentadas em suas práticas como clínicas, professoras e pesquisadoras, visam fornecer aos leitores um material que certamente será útil em suas próprias práticas.

As terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) representam uma grande família de modelos psicoterápicos baseados em evidências, os quais compartilham aspectos comuns e divergências em suas bases teóricas, bem como na prática clínica. Os aspectos comuns estão nas estruturas de significado e nos processos de elaboração da informação, nos quais a percepção dos eventos (cognições) influencia e é influenciada pelas emoções e pelo comportamento. A ênfase no comportamento, na emoção ou na cognição caracteriza as principais diferenças teóricas e práticas entre esses vários modelos. Tais diferenças, no entanto, não impedem a sua utilização na clínica de forma integrada.

O Manual prático de terapias cognitivo-comportamentais representa uma demonstração do estado da arte da teoria e da prática das TCCs no Brasil. ... A obra oferece também informação atualizada sobre os avanços das TCCs, bem como dos seus variados modelos e de suas aplicações em diversos contextos. Os autores são reconhecidos em suas áreas de atuação, assim como as organizadoras, Margareth da Silva Oliveira e Ilana Andretta, sempre empenhadas em oferecer o que há de melhor na literatura cognitivo-comportamental. Este livro é recomendado a professores e pesquisadores na área das TCCs, assim como a graduandos e profissionais de saúde. Do Prefácio Eliane Mary de Oliveira Falcone Docento do programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-Uerj).

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Entre as diversas práticas da psicologia, a clínica tem sido, desde seus primórdios, a área com maior interesse e ênfase dos alunos nas graduações. São diversos os modelos que fundamentam e sustentam essa prática. As terapias cognitivo-comportamentais (TCC) destacam-se como um modelo de psicoterapia baseado na relação entre os processos cognitivos, experienciais e comportamentais, que vêm se desenvolvendo nos últimos anos, embasadas nas práticas baseadas em evidências.

O Manual Prático de Terapias Cognitivo-Comportamentais surge em decorrência do crescimento e avanço teórico-prático das TCCs. Esta obra objetiva auxiliar terapeutas iniciantes, bem como atualizar os mais experientes sobre como melhor atender seus pacientes. O livro, em seus capítulos iniciais, revisita os construtos teóricos e a epistemologia das TCCs.

Em seguida, os capítulos abordam como aplicar a prática em diversos contextos, contemplando diferentes populações na atualidade. Sob uma perspectiva psicoeducativa, eles trazem informações atualizadas sobre pesquisas e sobre cada tópico analisado, além de um resumo e questões norteadoras para facilitar a aprendizagem. Os autores dos capítulos são referências em suas áreas de atuação e trabalham com pesquisas sobre diversos temas. As organizadoras, fundamentadas em suas práticas como clínicas, professoras e pesquisadoras, visam fornecer aos leitores um material que certamente será útil em suas próprias práticas.

As terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) representam uma grande família de modelos psicoterápicos baseados em evidências, os quais compartilham aspectos comuns e divergências em suas bases teóricas, bem como na prática clínica. Os aspectos comuns estão nas estruturas de significado e nos processos de elaboração da informação, nos quais a percepção dos eventos (cognições) influencia e é influenciada pelas emoções e pelo comportamento. A ênfase no comportamento, na emoção ou na cognição caracteriza as principais diferenças teóricas e práticas entre esses vários modelos. Tais diferenças, no entanto, não impedem a sua utilização na clínica de forma integrada.

O Manual prático de terapias cognitivo-comportamentais representa uma demonstração do estado da arte da teoria e da prática das TCCs no Brasil. ... A obra oferece também informação atualizada sobre os avanços das TCCs, bem como dos seus variados modelos e de suas aplicações em diversos contextos. Os autores são reconhecidos em suas áreas de atuação, assim como as organizadoras, Margareth da Silva Oliveira e Ilana Andretta, sempre empenhadas em oferecer o que há de melhor na literatura cognitivo-comportamental. Este livro é recomendado a professores e pesquisadores na área das TCCs, assim como a graduandos e profissionais de saúde. Do Prefácio Eliane Mary de Oliveira Falcone Docento do programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-Uerj).

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