As área abordadas neste livro são:
- leitura e compreensão de palavras;
- desenvolvimento de competências de compreensão;
- dificuldades de compreensão;
- avaliação;
- ensino para melhoria da compreensão.
O objetivo principal da leitura não é o processo de ler as palavras, mas de entender aquilo que lemos. Por isso, nos últimos anos há uma ênfase crescente na importância da compreensão de leitura. Contudo, existem ainda poucos trabalhos sobre esse tema vital que sejam acessíveis a estudantes, professores em atividade e formadores de docentes.
Compreensão de leitura: Teoria e prática apresenta um panorama de pesquisas recentes sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e os problemas de compreensão em crianças. O livro oferece um exame detalhado de competências-chave que contribuem para essa capacidade, bem como as características de crianças que têm dificuldades nessa área, examinando maneiras de auxiliar e aprimorar a compreensão. É um texto em linguagem acessível destinado a estudantes e profissionais sem experiência com a psicologia da leitura e com os problemas relacionados à leitura.
Este manual indispensável faz a seguinte pergunta: ""O que é compreensão?"". Os autores examinam a compreensão de diferentes unidades da língua - a compreensão de palavras isoladas, de frases e de textos em prosa - e delineiam o que os leitores (e ouvintes) têm de fazer para entender com sucesso um texto extenso. Este livro também considera a compreensão com diferentes objetivos, em particular ler por prazer e ler para aprender, analisando como as características do leitor - como o interesse e a motivação - podem influir no processo de compreensão.
Ao longo do texto, destacam-se intervenções bem sucedidas, experimentais e desenvolvidas em sala de aula. Em cada capítulo, o leitor encontra ideias práticas para uso na sala de aula, quadros, sumários e glossários que detalham os pontos principais e explicam os termos técnicos utilizados.
Sumário
1. O que pretende, afinal, este livro?
2. Competências e processos
3. A avaliação da compreensão e as características da compreensão malsucedida
4. Inferências: ir além dos limites de detalhes explícitos para ver o sentido do texto
5. Conhecimento e aprendizagem dos significados da spalavras
6. As frases e suas conexões
7. Identificação e uso da estrutura do texto durante a leitura
8. Isso faz sentido? Monitoração do significado
9. Juntando as peças
Preencha os campos para ser avisado assim que o produto voltar ao estoque!
As área abordadas neste livro são:
- leitura e compreensão de palavras;
- desenvolvimento de competências de compreensão;
- dificuldades de compreensão;
- avaliação;
- ensino para melhoria da compreensão.
O objetivo principal da leitura não é o processo de ler as palavras, mas de entender aquilo que lemos. Por isso, nos últimos anos há uma ênfase crescente na importância da compreensão de leitura. Contudo, existem ainda poucos trabalhos sobre esse tema vital que sejam acessíveis a estudantes, professores em atividade e formadores de docentes.
Compreensão de leitura: Teoria e prática apresenta um panorama de pesquisas recentes sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e os problemas de compreensão em crianças. O livro oferece um exame detalhado de competências-chave que contribuem para essa capacidade, bem como as características de crianças que têm dificuldades nessa área, examinando maneiras de auxiliar e aprimorar a compreensão. É um texto em linguagem acessível destinado a estudantes e profissionais sem experiência com a psicologia da leitura e com os problemas relacionados à leitura.
Este manual indispensável faz a seguinte pergunta: ""O que é compreensão?"". Os autores examinam a compreensão de diferentes unidades da língua - a compreensão de palavras isoladas, de frases e de textos em prosa - e delineiam o que os leitores (e ouvintes) têm de fazer para entender com sucesso um texto extenso. Este livro também considera a compreensão com diferentes objetivos, em particular ler por prazer e ler para aprender, analisando como as características do leitor - como o interesse e a motivação - podem influir no processo de compreensão.
Ao longo do texto, destacam-se intervenções bem sucedidas, experimentais e desenvolvidas em sala de aula. Em cada capítulo, o leitor encontra ideias práticas para uso na sala de aula, quadros, sumários e glossários que detalham os pontos principais e explicam os termos técnicos utilizados.
Sumário
1. O que pretende, afinal, este livro?
2. Competências e processos
3. A avaliação da compreensão e as características da compreensão malsucedida
4. Inferências: ir além dos limites de detalhes explícitos para ver o sentido do texto
5. Conhecimento e aprendizagem dos significados da spalavras
6. As frases e suas conexões
7. Identificação e uso da estrutura do texto durante a leitura
8. Isso faz sentido? Monitoração do significado
9. Juntando as peças