Ser pai, ser mãe – parentalidade: um desafio para o terceiro milênio

Disponibilidade: Esgotado

R$ 95,45

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 
2ª Edição
MARIA CECÍLIA PEREIRA DA SILVA, LETICIA SOLIS-PONTON
Autor:  Alejandro Tamez Morales, Armando Barriguete Castellon, Armando Córdova, Bernard Golse, Carlos Ochoa-Torres, Celso Gutfreind, Charles Millhuff, Didier Houzel, Elizabeth Batista Pinto, François Giraud , Marie-Rose Moro, Hilda Catz de Katz, Isabelle Béguier, Isabelle Lelong, Jacqueline Schaeffer, Jacques Fortineau, Jean-François Mattei, Jorge Armando Barriguete Menendez, José Luis Salinas, Juan Vives Rocabert, Julia Casamadrid, Leticia Solis-Ponton, Sergio Graham, Beatrice Igert, Simone Valantin, Sylvain Missonnier, Teresa Lartigue
ISBN: 85-7396-332-8
262 páginas
 
 
A parentalidade é o processo que se dá na interação entre gerações, caracterizando, como apontou Serge Lebovici, o mandato transgeracional. Os leitores são convidados a refletir sobre o processo da parentalidade e as possíveis intervenções terapêuticas visando ao seu desenvolvimento.

 

Detalhes

Parte I – A parentalidade; Capítulos: 1. Diálogo Leticia Solis-Ponton e Serge Lebovici; 2. A construção da parentalidade; 3. A árvore da vida ou a empatia metaforizante, o Enactment; 4. As implicações da parentalidade; Parte II – a consulta terapêutica de parentalidade; Capítulos: 5. A função do pai: Na consulta terapêutica pais-bebês e no tratamento do transtorno alimentar na criança; 6. Mulheres, mães e filhas. O papel da terapeuta mulher na consulta mãe-bebê; 7. A transmissão transgeracional na consulta terapêutica da parentalidade; 8. Um self sem berço. Relato de uma intervenção precoce na relação pais-bebê; Parte III – Tornar-se pais: a aquisição e a evolução da parentalidade durante o ciclo vital da criança e da família; Capítulos: 9. O percurso dos antagonismos entre feminino e maternal; 10. O início da parentalidade, tornar-se mãe, tornar-se pai. As interações dos pais e da criança antes do nascimento; 11. A função parental: uma abordagem a partir da teoria do apego; 12. Os pais e a escola; 13. A parentalidade na etapa mediana da vida; 14. A parentalidade dos avós; 15. Figuras da parentalidade: o pai, o avô. A psicodinâmica do avô; Parte IV – As diversas formas de parentalidade no despertar do terceiro milênio; Capítulos: 16. O que nós aprendemos com os bebês? Observações sobre as novas configurações familiares; 17. A parentalidade nos Estados Unidos atualmente; 18. A criança prematura: implicações da parentalidade; 19. A maternidade das adolescentes e os avatares do vínculo mãe-bebê; 20. Os predicados da parentalidade adotiva; 21. Parentalidade e migrações; 22. Parentalidade e pobreza: uma experiência brasileira; 23. Simon em busca de sua história, uma criança autista ...dez anos depois; 24. A transmissão psíquica através das gerações: relato clínico do caso de uma adolescente psicótica; 25. A parentalidade em psiquiatria geral: do paciente aos pais; 26. Pais e filiação. A presença das questões éticas.

Informação Adicional

Editora Casa do Psicólogo
ISBN 8573963328

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.