Orientação à queixa escolar

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R$ 121,90

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2007
2ª Edição
Organizadora: Beatriz de Paula Souza
Autores: MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA, LUÍS FERNANDO DE OLIVEIRA SARAIVA, VIRGINIA CHAMUSCA, KLEBER DUARTE BARRETO, KELLY REGINA SOBRAL, ANABELA ALMEIDA COSTA E SANTOS, JOSÉ MOURA GONÇALVES FILHO, ELISABETH FERNANDES DE SOUSA, SÉRGIO ANTONIO DA SILVA LEITE, LYGIA DE SOUSA VIÉGAS, CARLA BIANCHA ANGELUCCI, FLÁVIA RANOYA SEIXAS LINS, KIZZY DOMINGUES LEANDRINI, PAULA SARETTA, VALÉRIA CAMPINAS BRAUNSTEIN
ISBN: 978-85-7396-506-3
419 páginas


Queixas escolares são mais de dois terços da demanda infanto-juvenil aos psicólogos, em equipamentos públicos de saúde, clínicas-escola e outras clínicas psicológicas. A maioria das respostas dos psicólogos - e dos psicopedagogos - a esses pedidos de ajuda tende a individualizar e patologizar características da própria criança e de sua família, responsabilizando-as pelas dificuldades escolares. Este livro apresenta uma modalidade de atendimento psicológico que pretende preencher tais lacunas: a Orientação à Queixa Escolar, que vem sendo desenvolvida há mais de dez anos no Instituto de Psicologia da USP, com resultados estimulantes. Traz, ainda, diversas reflexões e conhecimentos que têm constituído sua base.

Detalhes

Parte I – Desconstruindo, ressignificando, construindo; Capítulos: 1. Prontuários revelando os bastidores: do atendimento psicológico à queixa escolar; 2. Olhares em foco: tensionando silenciamentos; 3. A constituição do ser humano na relação com o ambiente; Parte II – A Orientação à Queixa Escolar; Capítulos: 4. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar; 5. Características da clientela da Orientação à Queixa Escolar: revelações, indicações e perguntas; Parte III – Produções escolares e seu lugar no atendimento; Capítulos: 6. Trabalhando com dificuldades na aquisição da língua escrita; 7. Uma proposta de olhar para os cadernos escolares; Parte IV – Sociedade, instituição e queixas escolares; Capítulos: 8. Humilhação social: humilhação política; 9. Para cuidar da dor do aluno negro gerada no espaço escolar!; 10. Funcionamentos escolares e a produção de fracasso escolar e sofrimento; Parte V – Políticas públicas em Educação; Capítulos: 11. A construção da escola pública democrática: algumas reflexões sobre a política educacional; 12. Dificuldades de escolarização e Progressão Continuada: uma relação complexa; 13. Pessoas significativamente diferentes e o direito à educação: uma relação atravessada pela queixa; Parte VI– Experiências em Orientação à Queixa Escolar; Capítulos: 14. Por uma clínica da queixa escolar que não reproduza a lógica patologizante; 15. Atendimento em grupo de crianças com queixa escolar: possibilidades de escuta, trocas e novos olhares; 16. Um atendimento em Orientação à Queixa Escolar numa perspectiva winnicottiana: muito além do indivíduo.

Informação Adicional

EditoraCasa do Psicólogo
ISBN9788573965063

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