O processo identitário: uma visão fenomenológica a partir de narrativas de homens pais

Disponibilidade: Em estoque

Preço: R$ 81,65

Preço Promocional R$ 16,33

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2013
1ª Edição
Autor: Gilberto Ferreira Barreiros
ISBN: 978-85-8040-257-5
240 páginas


Este livro tece considerações a respeito da fenomenologia Husserliana, principalmente com o seu pensamento com referência a uma atitude fenomenológica de como proceder para se fazer uma pesquisa geradora de um conhecimento essencial que se contrapõe às posições naturalistas e ao psicologismo. Nessa mesma direção, o leitor encontrará o delineamento de caminhos que levam ao envolvimento com a fenomenologia hermenêutica reflexiva de Paul Ricoeur (1978, 1991), que elaborou um modo de compreensão do processo de constituição identitária mediado pelo conceito de identidade narrativa.
O conceito de identidade narrativa formulado pela filosofia Ricoeuriana se constitui na produção de um conhecimento em consonância com a metodologia fenomenológica enquanto possibilidade de compreensão de um si-mesmo alcançada pelo próprio exame reflexivo.

Detalhes

Capítulo 1. O olhar fenomenológico; Capítulo 2. Pesquisas sobre constituição identitária de homens pais; Capítulo 3. Constituição e sistematização da pesquisa; Capítulo 4. Procedimentos para a obtenção das narrativas; Capítulo 5. Trajetória percorrida para compreensão do fenômeno; Capítulo 6. A construção das narrativas para informar o ocorrido nos encontros; Capítulo 7. Tema do primeiro encontro; Capítulo 8. Tema do segundo encontro; Capítulo 9. Tema do terceiro encontro; Capítulo 10. Tema do quarto encontro; Capítulo 11. Tema do quinto encontro; Capítulo 12. A constituição do processo identitário; Capítulo 13. O conceito de mesmidade e ipseidade na identidade narrativa; Capítulo 14. Discussão e conclusão a respeito do processo da constituição identitária dos homens pais; Considerações finais;

Informação Adicional

EditoraCasa do Psicólogo
ISBN9788580402575

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.