Neuropsicologia com pré-escolares: Avaliação e intervenção (Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica)

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O presente título da coleção Neuropsicologia na Prática Clínica aborda uma grande demanda na neuropsicologia brasileira: como avaliar e intervir com crianças antes dos seis anos de idade quando há suspeita de sinais ou quadros que afetam o desenvolvimento cognitivo e potencialmente a aprendizagem e a qualidade de vida? A identificação precoce desses sinais auxilia a compreender condições ou quadros clínicos de base, e é fundamental para que ações preventivas e remediativas também precoces possam ser organizadas com a família, com as equipes escolares e com eventuais equipes de atendimento clínico.

Organizadores: Natália Martins Dias e Alessandra Gotuzo Seabra (Orgs.)

Editores: Leandro F. Malloy-Diniz e Paulo Mattos

Ano de publicação: 2018

1ª Edição

416 Páginas

Detalhes

Capítulos:

Parte 1 - Desenvolvimento da criança pré-escolar: Capítulo 1 - Desenvolvimento neurológico no período pré-escolar e suas alterações;

Parte 2 - Avaliação da criança pré-escolar: Capítulo 2 - Como explorar a queixa clínica na avaliação neuropsicológica de pré-escolares?, Capítulo 3 - Avaliação de Memória e Inteligência em Pré-Escolares, Capítulo 4 - Avaliação da linguagem no pré-escolar, Capítulo 5 - Como avaliar funções executivas (FE) em uma criança pré-escolar?, Capítulo 6 - Avaliação da Teoria da Mente no pré-escolar, Capítulo 7 - Avaliação de problemas de comportamento na idade pré-escolar, Capítulo 8 - Promoção e prevenção de saúde mental na idade pré-escolar;

Parte 3 - Indicadores precoces e transtornos do neurodesenvolvimento em pré-escolares: Capítulo 9 - Sinais precoces associados aos transtornos do espectro do autismo (TEA), Capítulo 10 - Indicadores de risco para dificuldade/transtorno de aprendizagem da leitura em crianças pré-escolares, Capítulo 11 - Indicadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em pré-escolares: avaliação e intervenção precoces;

Parte 4 - Intervenções precoce-preventivas no contexto escolar: Capítulo 12 – Promoção de habilidades cognitivas e socioemocionais na Educação Infantil, Capítulo 13 - Promoção de habilidades linguísticas, Capítulo 14 - Promoção das funções executivas (FE), da autorregulação (AR) e da regulação emocional (RE);

Parte 5 - Intervenções no contexto clínico: Capítulo 15 - Intervenção para o pré-escolar com distúrbio específico de linguagem, Capítulo 16 - Avaliação e intervenção em pré-escolar com transtorno do espectro do autismo, Capítulo 17 - Intervenção precoce em deficiência intelectual.

 

Informação Adicional

EditoraPearson
ISBN978-85-8040-840-9

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