Navegar é Preciso, Clinicar não é Preciso

Disponibilidade: Esgotado

R$ 55,00

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2011
1º Edição
Organizador: Ana Elizabeth Cavalcanti e Letícia Rezende De Araújo 
Autor: ANA ELIZABETH CAVALCANTI, ANA MARIA ROCHA DE OLIVEIRA, ANTONIO RICARDO DA SILVA, BRUNA VAZ DE ALMEIDA, LETÍCIA REZENDE DE ARAÚJO, MARIA CECÍLIA DE CARVALHO RIBAS, MARIA HELENA DE BARROS E SILVA, PAULINA SCHMIDTBAUER ROCHA, RAFAELA DUQUE DE ANDRADE, VALÉRIA AGUIAR CARNEIRO MARTINS
ISBN: 978-85-8040-126-4
246 páginas
 
 
Trata-se de uma coletânea de textos que têm como elemento de unidade o fato de serem artigos psicanalíticos escritos por analistas ligados ao Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL) de Recife em celebração aos trinta anos de atividade do Centro. Os artigos tratam de assuntos contemporâneos, como o aparecimento em ritmo crescente de novas síndromes, o bullying, a função educativa da escola, o saber dos especialistas, a educação dos filhos pela família, o totalitarismo, a adolescência, a pedofilia e as novas formas de experiência de gênero. Tratam também de questões relativas à clínica e à constituição da subjetividade, como a psicoterapia de grupo, a construção do espaço terapêutico na instituição, o humor na clínica, a noção de cuidado a Winnicott e o embate entre as psicoterapias cognitivas e psicanalíticas.

Detalhes

1. A atualidade da psicanálise; 2. A sindromização nossa de cada dia; 3. Autismo e condição humana: sobre as práticas comportamentalistas e psicanalíticas; 4. Winnicott e o viver criativo; 5. O humor como experiência transicional; 6. Algumas considerações sobre a constituição psíquica; 7. Questão de gosto; 8. Psicoterapia de grupo: entrelaços; 9. Meu tempo é hoje: adolescência, temporalidade e subjetivação; 10. A sabedoria perdida dos pais e as certezas dos especialistas; 11. Contribuições psicanalíticas para repensar a função educativa da escola; 12. Bullying: compartilhando cuidados; 13. A invenção da transexualidade; 14. Na companhia de meninos e lobos; 15. Das atrocidades de um homem comum: reflexões sobre o caso Eichmann.

Informação Adicional

EditoraCasa do Psicólogo
ISBN9788580401264

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.