Loucura, ética e política: escritos militantes

Disponibilidade: Em estoque

R$ 49,00

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2003
1ª Edição
Autor: JOEL BIRMAN, ANA MARTA LOBOSQUE, LUIS ANTONIO BAPTISTA, MIRIAM NADIM ABOUD-YD, ROSEMEIRE SILVA, JONAS MELMAN, MARK NAPOLI COSTA, EDUARDO DE ARAÚJO, CIRLENE ORNELAS DE GODOY, GERALDO PEIXOTO, MILTON FREIRE PEREIRA, MARCUS VINICIUS DE OLIVEIRA SILVA, FERNANDA OTONI DE BARROS, DEUSDET DO CARMO MARTINS, MARTA ELIZABETH DE SOUZA, ROBERTO TYKANORI KINOSHITA, ANALICE DE LIMA PALOMBINI, MARCELO MAGALHÃES ANDRADE, GINA FERREIRA, TÂNIA MARIS GRIGOLO, NELI DE ALMEIDA, REGINA BENEVIDES DE BARROS, MARIA CRISTINA CARVALHO DA SILVA, ELISA ZANERATTO ROSA, SANDRA MARIA FRANCISCO DE AMORIM, RONALDO MONTE DE ALMEIDA
ISBN: 85-7396-289-5
238 páginas
 
 
A luta antimanicomial, tema da obra, não pode prescindir da política como exercício de construção coletiva, a partir da qual se criticam conceitos, propõem-se soluções, reinventam-se a clínica e a política, inserindo loucura no espaço social.

Detalhes

Capítulos: 1. Apresentação; 2. Loucura, Singularidade, Subjetividade; 3. Loucura, Ética e Política: Algumas Questões de Ordem da Luta Antimanicomial; 4. A Ética da Conquista: a Contribuição de Cristóvão Colombo Para a Reforma Psiquiátrica; 5. A Lógica dos Mapas: Marcando Diferenças; 6. Por uma Sociedade sem Manicômios: um Convite à Invenção; 7. Por uma Sociedade sem Manicômios: Buscando a Direção; 8. O Mundo Vivido de Eduardo de Araújo; 9. Loucos por Você!; 10. Algumas Considerações, com um Pouco de História Familiar, Sobre a Relação Entre a Loucura, a Ética e a Política no Âmbito da Saúde Mental; 11. A Participação dos Usuários; 12. O Movimento da Luta Antimanicomial e o Movimento dos Usuários e Familiares; 13. Democracia, Liberdade e Responsabilidade: o que a Loucura Ensina Sobre as Ficções Jurídicas; 14. Contribuição Para Discussão do Tema: Loucura, Política e Ética; 15. Os Novos Movimentos Sociais - Organização Política dos Usuários em Saúde Mental; 16. Notas Para o Seminário Nov. 2002; 17. A Ética nas Micropolíticas de Atenção à Loucura; 18. Por uma Concepção e Prática Clínica Culturalmente Sensível Para com a Loucura; 19. Panorama Sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira no Rio de Janeiro: do Manicômio Público ao Lar Abrigado; 20. A Ética da Atenção Psicossocial: Fundamentos e Possibilidades; 21. Sobre uma Nova Institucionalidade da Reforma Psiquiátrica: Apontamentos, Desdobramentos e Algumas Inflexões; 22. Reforma Psiquiátrica Brasileira: Resistências e Capturas em Tempos Neoliberais; 23. Seminário Loucura, Política e Ética; 24. Do Adoecimento Psíquico à Subjetividade que Sofre: a Importância da Leitura Sociohistórica; 25. Loucura, Política e Ética: a Formação do Psicólogo em Questão; 26. Os Novos Manicômios e a Privatização da Loucura.

Informação Adicional

EditoraCasa do Psicólogo
ISBN8573962895

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.