Educação e diversidade: interfaces Brasil-Canadá

Disponibilidade: Em estoque

R$ 87,10

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2005
1ª Edição
Organizador: MARILENE PROENÇA E MIGUEL NENEVÉ
Autor: ALESSANDRA ARCE, CARMEN TEREZA VELANGA MOREIRA, DÉBORA BRITZMAN, HUMBERTO LUIZ LIMA DE OLIVEIRA, ISABEL KILLORAN, KLONDY DE OLIVEIRA AGRA, MARILENE PROENÇA, MIGUEL NENEVÉ, NEWTON DUARTE, TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO, TARA GOLDSTEIN, WALTERLINA BARBOZA BRASIL
ISBN: 85-7396-470-7
280 páginas
 
 
Brasil e Canadá enfrentam questões semelhantes no contexto da diversidade e têm discutido muitos aspectos comuns no enfrentamento de desafios nos campos educacional, social e político. Alguns deles são expressos sob ótica de pesquisadores e professores de universidades canadenses e brasileiras.

Detalhes

Capítulos: 1. Movimentos contemporâneos de crítica em Psicologia e Educação: interfaces Brasil-Canadá; 2. Peter McLaren, pós-modernismo e pós-modernismo de resistência; 3. A teoria da atividade como fundamento para pesquisas sobre aprendizagens informais em situações de trabalho no Canadá e para a reflexão sobre a educação escolar no Brasil; 4. Educação, literatura canadense e sabedoria popular africana: breve reflexão sobre a pedagogia essencial ao milênio; 5. As Contribuições do pensamento do canadense Peter McLaren e de Paulo Freire para a construção de uma educação multicultural inclusiva; 6. Um caminho menos percorrido: criando uma comunidade a que todos pertençam; 7. Revisitando Paulo Freire: elementos para reflexão sobre a formação do educador; 8. Tornando-se um formador de professores no Canadá: iniciando a jornada; 9. Paulo Freire revisitado no Canadá: uma análise dos trabalhos de Dieter Misgeld e Susan Schwartz; 10. Etnografia performativa para uma educação anti-opressiva: um Programa de Ensino e Pesquisa no Canadá; 11. “Hong Kong, Canadá” – Tara Goldstein: a consciência multicultural na escola; 12. O retorno da “criança-questão” – uma leitura do filme Ma vie en rose a partir de Melanie Klein; 13. Um marco nas pesquisas sobre a infância na América do Norte: O Instituto de Estudos da Criança da Universidade de Toronto.

Informação Adicional

Editora Casa do Psicólogo
ISBN 8573964707

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.