Dimensões da violência: conhecimento, subjetividade e sofrimento psíquico

Disponibilidade: Em estoque

R$ 69,00

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2011
1ª Edição
Organizador: MÉRITI DE SOUZA, FRANCISCO M. M. C. MARTINS E JOSÉ NEWTON GARCIA DE ARAÚJO
Autor: ALEX SIMON LODETTI, ANA MARIA DE TOLEDO P. RUDGE, CHRISTOPHE DEJOURS, EDWIGE RUDE-ANTOINE, DENISE TELES FREIRE CAMPOS, GÉRARD RABINOVITCH, FRANCISCO MARTINS, GISÁLIO CERQUEIRA FILHO, JACQUELINE BARUS-MICHEL, JOSÉ NEWTON GARCIA DE ARAÚJO, LUIS ROBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA, MARIA JURACY FILGUEIRAS TONELI, MARIA REGINA GREGGIO, MÉRITI DE SOUZA, PAULO ENDO, PEDRO HUMBERTO FARIA CAMPOS, ROBERTO MORAES CRUZ, SUZANA DA ROSA TOLFO
ISBN: 978-85-8040-035-9
282 páginas
 
 
O objetivo maior desta obra é trazer à tona a complexidade inscrita no fenômeno da violência, nas perspectivas do coletivo e do singular, agrupando algumas temáticas específicas, uma vez que os autores lançaram seu olhar para diversas direções.

Detalhes

Capítulos: 1. A violência complexa, paradoxal e multívoca; 2. Violência e “ninguenidade”; 3. Violência ou dominação?; 4. Vazio, feminino e restos; 5. vida e morte no pensamento social e político brasileiro e as teses fundamentais de totem e tabu: o caso dos linchamentos; 6. Crônica de uma tragédia anunciada; 7. Fetichização e banalização da violência: a clivagem do eu e a “foraclusão” do sujeito; 8. Violência e supereu; 9. Casamento forçado, uma violência intrafamiliar: sujeito e subjetividade; 10. O assédio moral como expressão da violência no trabalho; 11. Trabalho docente, modo degradado de funcionamento institucional e patologias do trabalho; 12. Reinterpretar o nazismo para pensar o contemporâneo: algumas pistas; 13. A violência sexual intrafamiliar: a psicanálise e a lei; 14. Violência em paralaxe.

Informação Adicional

EditoraCasa do Psicólogo
ISBN9788580400359

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.