Ciência, pesquisa, representação e realidade em psicanálise

Disponibilidade: Em estoque

Preço: R$ 89,70

Preço Promocional R$ 17,94

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2000
1ª Edição
Organizador: RAUL ALBINO PACHECO FILHO, NELSON COELHO JUNIOR E MIRIAM DEBIEUX ROSA
Autor: ALEJANDRO LUIS VIVIANI, EDSON LUIZ ANDRÉ DE SOUSA, JEFERSON MACHADO PINTO, JOSÉ LUIZ CAON, LUIZ ALBERTO HANNS, LUIZ AUGUSTO MONNERAT CELES, MARIA LUCIA VIEIRA VIOLANTE, MÁRIO EDUARDO COSTA PEREIRA, NELSON COELHO JUNIOR, OCTAVIO SOUZA, OSCAR CESAROTTO, RAUL ALBINO PACHECO FILHO
ISBN: 85-7396-102-3
290 páginas
 
 
 
Estaria Freud correto, ao dizer que a psicanálise teria avançado na investigação científica dos eventos psíquicos, em relação à psicologia do seu tempo? Há sentido em se falar em pesquisa em psicanálise? Doze psicanalistas aprofundam essas e outras questões.

Detalhes

Parte I – Realidade e representação em Psicanálise; Capítulos: 1. Representação e realidade; 2. Mímesis e Narcisismo em Psicanálise; 3. Contemporaneidade da Psicanálise; 4. Realidade clínica e realidade virtual; Parte II – Pesquisa em Psicanálise; Capítulos: 5. Serendipidade, comparatismo e transdisciplinaridade da pesquisa psicanalítica: contribuição para o entendimento da formação de insocorridade humana numa experiência de situação-limite; 6. Pesquisa em Psicanálise; 7. A paixão nos tempos do DSM: sobre o recorte operacional do campo da Psicopatologia; 8. As sementes da semiótica psicanalítica; Parte III – Psicanálise e ciência; Capítulos: 9. Psicanálise e ciência — O sujeito da Ciência como ponto de estruturação interna da Psicanálise; 10. Psicoterapias sob suspeita - A Psicanálise no século XXI; 11. Aspectos do encaminhamento da questão da cientificidade da Psicanálise no movimento psicanalítico; 12. O método de Freud para produzir conhecimento: revolução na investigação dos fenômenos psíquicos?.

Informação Adicional

Editora Casa do Psicólogo
ISBN 8573961023

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.