Casal e família: permanências e rupturas

Disponibilidade: Em estoque

R$ 78,00

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2010
1ª Edição
Organizador: TEREZINHA FÉRES-CARNEIRO
Autor: ADRIANA WAGNER, ANA GABRIELA DE SOUZA AGUIAR, ANDREA SEIXAS MAGALHÃES, BERNARDO JABLONSKI, CILIO ZIVIANI, CLARISSE MOSMANN, CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS, FLAVIA FERNANDA ARAÚJO DA HORA, GLÁUCIA DINIZ, ISABEL CRISTINA GOMES, LIDIA LEVY, LUCIANA MARIA SANTOS CESÁRIO, MARIA CONSUÊLO PASSOS, MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO, MARIA DO CARMO C. DE ALMEIDA PRADO, MARIA LÚCIA ROCHA-COUTINHO, MARISTELA COIMBRA, ORESTES DINIZ NETO, SILVIA ABU-JAMRA ZORNIG, TERESA CRISTINA CARRETEIRO, TEREZINHA FÉRES-CARNEIRO, VERA LUCIA DECNOP COELHO
ISBN: 978-85-7396-639-8
316 páginas


Este livro divulga as pesquisas discutidas pelos componentes do Grupo de Trabalho (da ANPEPP) “Casal e Família: Estudos Psicossociais e Psicoterapia”. Os temas são contemporâneos de grande relevância social: gênero e família, transmissão psíquica e clínica das relações precoces, netos criados por avós, adoção internacional, homoparentalidade, cuidados com idosos com demência, trabalho e juventude, entre outros.

Detalhes

Capítulos: 1. Gênero e família na construção de relações democráticas; 2. Transmissão psíquica: uma via de mão dupla?; 3. Netos criados por avós: motivos e repercussões; 4. Adoção internacional: filiação e processo de luto; 5. Os filhos da homoparentalidade: elementos para pensar o processo de subjetivação; 6. Conjugalidades contemporâneas: um estudo sobre os múltiplos arranjos amorosos da atualidade; 7. Atitudes e expectativas de jovens solteiros frente à família e ao casamento: duas décadas de estudos; 8. O casamento contemporâneo em revista; 9. A conjugalidade dos pais percebida pelos filhos: questionário de avaliação; 10. A promoção da qualidade conjugal como uma estratégia de proteção dos filhos; 11. Psicoterapia de casal: uma revisão sobre a eficácia e a eficiência terapêuticas; 12. Conjugalidade e parentalidade na clínica com famílias; 13. De volta ao lar: mulheres que se afastaram de uma carreira profissional para melhor se dedicar aos filhos. Retrocesso ou um “novo” modelo de família?; 14. Trabalho de turno de operários metalúrgicos e a dinâmica familiar: quinze anos depois; 15. Pais e filhos adolescentes construindo sentidos, ideais de trabalho e projetos profissionais; 16. Memória e violência fetal: algumas considerações; 17. Familiares de idosos com demência moderada e grave: uma proposta de cuidado multidisciplinar no centro de medicina do idoso.

Informação Adicional

EditoraCasa do Psicólogo
ISBN9788573966398

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.