BPR-5 - Bateria de provas de raciocínio - Caderno (RM) forma A

Disponibilidade: Em estoque

R$ 27,90

Descrição do Produto

Ano de publicação: 2000
INSTRUMENTO RESTRITO A PSICÓLOGOS
- CORREÇÃO INFORMATIZADA GRATUITA -
1ª Edição - Revisada
Autores: Leandro S. Almeida & Ricardo Primi.
Faixa etária: Não tem faixa etária. Deve ser aplicado em pessoas que possuam, no mínimo, de 6° à 8° série do ensino fundamental.
 
 
Caderno reutilizável. A forma A deve ser aplicada em alunos dos 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. Contém instruções e as 25 provas de Raciocínio Mecânico a serem respondidas no protocolo de respostas da prova RM.

Detalhes

Oferece estimativas do funcionamento cognitivo geral e das habilidades do indivíduo em cinco áreas específicas: Raciocínio Abstrato, Verbal, Espacial, Numérico e Mecânico. Auxilia os psicólogos a tomarem decisões sustentadas na avaliação das aptidões e raciocínio geral, tais como: orientação profissional, avaliação das dificuldades de aprendizagem e seleção de pessoal. A BPR-5 foi padronizada para a população brasileira, sendo a Forma A para pessoas com escolaridade de 6ª à 8ª séries do ensino fundamental e Forma B para pessoas com ensino médio e superior. OBS: Para a correção das pessoas com nível superior, utilizar a última tabela do Ensino Médio.

COMUNICADO DE ATUALIZAÇÃO DAS NORMAS – BPR-5

Neste ano desenvolvemos um estudo de atualização das normas para a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), cumprindo com a Resolução CFP 002/2003 e oferecendo a você oportunidade de continuar utilizando esta ferramenta fundamental em sua atividade.

Estará disponível a partir de 3 de setembro dentro da plataforma de Correção Web, o documento que relata o estudo de atualização das normas da BPR-5, descrevendo em detalhes a amostra, o método empregado e os resultados desse estudo, bem como as novas tabelas normativas que deverão ser utilizadas na correção do teste.

Este documento foi devidamente submetido e apreciado pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) tendo sido aprovado na Plenária de 19/05/2018, com vigência até 19/05/2033.

 

NOVIDADES:

- Ampliação do escopo e quantidade de informações sobre as propriedades psicométricas do teste em relação ao que se compilou no manual técnico de 2000;

- Amostra normativa ampliada numericamente a partir dos usos práticos reais, realizados ao longo dos últimos anos em contextos variados e diversas regiões do país;

- Empregados métodos modernos de psicometria;

- Possibilidade de gerar o escore geral a partir de três provas (EG3), ampliando as possibilidades de cálculo em comparação à normatização anterior (EG4 e EG5);

- Atualização na correção informatizada: o profissional insere os dados e resultados do avaliando e o sistema realiza os cálculos de acordo com as orientações descritas no manual, busca os resultados nas novas tabelas normativas e oferece ao psicólogo uma síntese descritiva de fácil interpretação.

 

Importante: É possível continuar utilizando o manual atual.

Os estudos de validade e precisão continuam vigentes, porém, a correção deve ser realizada de acordo com as novas tabelas normativas que constam no documento disponibilizado no portal de correção web, que pode ser impresso e anexado ao seu manual.

O manual técnico atual está passando por uma revisão e em breve estará disponível com normas ampliadas e atualizadas para crianças, adolescentes e adultos com diferentes combinações de idade e escolaridade, visando tornar seu uso mais prático.

Informação Adicional

EditoraCasa do Psicólogo
ISBN85-7396-073-6

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.