A importância do conhecimento de genética na avaliação neuropsicológica infantil.

Por Claudia Neves Dantas

Olhando para a história da psicologia há algumas décadas atrás, se acreditava que o comportamento ...

0 Continue lendo

Emoção como ferramenta de mudança

Por Isabela Lima

As pessoas reagem de forma diferente às diversas situações a que são submetidas. Muitas vezes gostaríamos ...

0 Continue lendo

Qual a diferença da avaliação neuropsicológica e psicológica

 Por Cláudia L. Carazza

A falta de clareza sobre a diferença entre Avaliação Neuropsicológica e Avaliação Psicológica é muito ...

0 Continue lendo

O que são transtornos do desenvolvimento?

Por Isabela Sallum

Com certeza você já deve ter ouvido falar em deficiência intelectual, autismo, transtorno de déficit de atenção ...

0 Continue lendo

O perfil cognitivo da criança com dislexia do desenvolvimento

Por Luana Teixeira Batista

Grande parcela das crianças que frequentam a escola, com algum esforço e instrução aprendem a ...

0 Continue lendo

Psicologia: início de carreira

A Psicologia ainda é considera nova no país. No início do século XX, cursos de formação de pedagogia e de professores foram os primeiros passos dessa ciência no país. A profissão de Psicologia, no Brasil, tem por volta de 50 ...

0 Continue lendo

Como lidar com a Síndrome do Ninho Vazio?

O ciclo da vida faz com que, naturalmente, os filhos, depois de criados, saiam de casa para viverem sua independência. Seja porque passaram no vestibular em outra cidade ou porque vão se casar ou devido à conquista do emprego dos ...

0 Continue lendo

Qual a diferença entre terapia de casal, familiar e sexual?

Muitas pessoas se perguntam sobre as reais diferenças sobre a atuação do profissional de psicologia nas distintas modalidades existentes nessa vasta área. Como é preciso muito conhecimento teórico e prático quando o assunto é terapia, há confusões para entendimento, por ...

0 Continue lendo

Albert Bandura e sua teoria social cognitiva

A teoria social cognitiva, inicialmente conhecida como teoria da aprendizagem social, parte do pressuposto de que o sujeito é agente do próprio desenvolvimento e interage com as circunstâncias de sua vida de modo intencional. A definição é do canadense Albert ...

0 Continue lendo

A importância da identificação precoce da discalculia

As dificuldades relacionadas à aprendizagem tanto internas como externas à criança (metodologia inadequada, por exemplo) agrupam-se no que se convencionou chamar Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEA). Estes transtornos são caracterizados e possuem definições exclusivas, além de causas muito específicas. São ...

2 Continue lendo