O bebê, o corpo e a linguagem

Disponibilidade: Em estoque

R$ 54,00

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2004
1ª Edição
Organizador: REGINA ORTH DE ARAGÃO
Autor:  BERNARD GOLSE, LUIZ AUGUSTO CELES, WAGNER RANÑA, MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE, ROSELY GAZIRE MELGAÇO, REGINA ORTH DE ARAGÃO, CLAUDIA MASCARENHAS FERNANDES , FLÁVIA GOMES DUTRA, SONIA MOTTA, INÊS CATÃO, DANIELA SCHEINKMAN CHATELARD, ELOISA TAVARES DE LACERDA, SILVIA MARIA ABU-JAMRA ZORNIG, DENISE STREIT MORSCH, NINA DE ALMEIDA BRAGA, ANGELA RABELLO, MARIANA LE BRUN DE VIELMOND ALMEIDA, MARIANGELA MAXIMO DIAS, IOLE DA CUNHA, SILVIA GOMARA DAFFRE, VITAL DIDONET, LULLI MILMAN, LEONARDO POSTERNAK
ISBN: 85-7396-305-0
260 páginas
 
 
É forçoso reconhecer o poder do bebê de suscitar intensos movimentos de ligação e de interesse. No entanto, é necessário constatar que o movimento oposto pode ocorrer, como se o bebê também tivesse o poder de suscitar fortes impulsos de ruptura e de desligamento. Para a psicanálise, estaria aí revelada uma manifestação destrutiva da pulsão de morte, inerente ao humano.

Detalhes

Parte I – Do nascimento à existência humana – eixos da subjetivação; Capítulos: 1. O bebê, seu corpo e sua psique: explorações e promessas de um novo mundo (Apego, psicanálise e psiquiatria perinatal); 2. Nascimento psíquico; 3. A clínica com bebês: eixos da constituição subjetiva e modalidades de intervenção; 4. Ritmo no gesto e na voz: manipulando a língua com o bebê; Parte II – As vicissitudes da maternidade; Capítulos: 5. Separação ou sacrifício; 6. Narcisismo materno e criação do espaço psíquico para o bebê; Parte III – Modos de escuta pais/bebês; Capítulos: 7. Uma demanda contemporânea; 8. Qual é o bebê do psicanalista?; 9. Do prelúdio, da sonata e de outras cantatas na constituição do; humano; 10. O bebê tomado ao pé da letra; 11. O desejo do psicanalista em antecipação?; Parte IV – Sofrimentos dos bebês, sofrimento dos pais; Capítulos: 12. O atendimento do bebê – o relato da clínica; 13. Parto prematuro: antecipação e descontinuidade temporal?; Parte V – Intervenções clínicas em UTI neonatal; Capítulos: 14. A função simbólica da UTI neonatal; 15. Grupo Criar-Te: A criatividade em UTI neonatal; 16. A aventura do vir a ser: Uma experiência em UTI neonatal; 17. A mãe, o recém-nascido de muito baixo peso e a interação: uma nova perspectiva para os cuidadores da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal; Parte VI – Olhares sobre o bebê e diversas modalidades de ação; Capítulos: 18. A saúde do bebê e da gestante: critérios e finalistas do prêmio Criança 2002, da Fundação Abrinq; 19. As implicações das competências do bebê para a pedagogia da infância; 20. Casa da Árvore, um lugar de convivência para as crianças e seus pais; 21. A relação criança, família e pediatra.

Informação Adicional

Editora Casa do Psicólogo
ISBN 8573963050

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.