A atualidade da psicanálise de crianças: perspectivas para o novo século

Disponibilidade: Esgotado

R$ 84,00

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2001
2ª Edição
Organizador: ROBERTO B. GRAÑA E ÂNGELA PIVA
Autor: ALICIA BEATRIZ DORADO DE LISONDO, ANNE MARIE SANDLER, AUREA MARIA LOWENKRON, BERNARD GOLSE, CECILIA SINAY MILLONSCHIK, CÉSAR AUGUSTO MACHADO BASTOS, CLARA R. ROITMAN, DANIÉLE BRUN, DIANA WASERMAN, HELENA ARDAIZ SURREAUX, IARA SPADA BONDIOLI DE SOUZA NOTO, LISIANE MILMAN CERVO, LIZARDO VALDEZ, MARÍA LUCILA PELENTO, MARIA STELA DE GODOY MOREIRA, MARÍA TERESA CENA, MAREN ULRIKSEN VIÑAR, MARIZA S. INGLEZ DE SOUZA, NILDE J. PARADA FRANCH, NOÉ MARCHEVSKY, PAULO LUIS ROSA SOUSA, RUI DE MESQUITA ANNES, SILVIA MORICI, VIVANE FRANKENTHAL
ISBN: 85-7396-139-2
330 páginas
 
 
Neste livro é oferecido aos leitores um instantâneo de como se processa hoje o trabalho realizado pelos psicanalistas de crianças, contando com a colaboração de um grande número de autores expressivos de diversos países.

Detalhes

Capítulos: 1. Sobre a atualidade da psicanálise de crianças; 2. O romance familiar da criança como paradigma de sua análise; 3. O problema da avaliação diagnóstica em psicanálise de crianças; 4. Falhas de ligação: ataques ou deficiências?; 5. O suporte da comunicação no brincar da criança; 6. Sobre interpretação e holding na análise de crianças; 7. O conflito entre o que se diz e o que se quer dizer; 8. Interpretação e atuação terapêutica em análise de crianças; 9. Duplo interdito; 10. A sedução e as seduções na análise de crianças; 11. Contratransferências com crianças; 12. Problemas técnicos no uso da; contratransferência em pacientes borderline; 13. Dificuldades no diagnóstico e tratamento psicanalítico de crianças com distúrbio da identidade sexual; 14. Ação e reação terapêutica negativa; 15. Aportes ao estudo do desenvolvimento pulsional e egóico precoces, suas perturbações e eficácia na clínica; 16. Na simbiose patológica, uma concha autística para dois. Na psicanálise, nasce o ser e a linguagem; 17. Luto: viver ou congelar o tempo?; 18. Ma vie en rose: problemas de ordem ética, técnica e idiossincrática na análise de crianças bordeline com gênero atípico; 19. Catherine, o vento sob minhas asas; 20. A criança e a morte; 21. Ser criança num regime de violência; 22. Anorexia nervosa: uma aproximação a suas origens; 23. Quando o corpo é o destino; 24. A marca do transgeracional na constituição subjetiva; 25. Os vínculos nas novas estruturas familiares; 26. A criança e família – vicissitudes na constituição; do narcisismo e da vincularidade; 27. Sobre o uso e o abuso da criança; 28. O nascimento e a organização do pensamento; 29. Relação pais-bebê: momento privilegiado para a intervenção; 30. O término do processo analítico com crianças.

Informação Adicional

Editora Casa do Psicólogo
ISBN 8573961392

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.