Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios

Disponibilidade: Esgotado

R$ 87,00

Descrição do Produto

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 1997
Editora Casa do Psicólogo
2ª Edição
Organizador: HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO
Autor: ANA CAROLINA CARVALHO, ANA MARIA FROTA, ANDRÉ MELLER ORDONEZ DE SOUZA, ALEXANDRE MOREIRA DE SOUZA, CAMILA MUNHOZ, CAROLINA BACCHI, CLARA PAULINA COELHO CARVALHO, FERNANDO MILTON DE ALMEIDA, HELOISA HANADA, HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO, IRAMAIA PASCALE QUINTINO, KELMA, ASSUNÇÃO SOUSA, LÚCIA F. BARBANTI, LUCIANA PIRES, LUIZ ALFREDO LILIENTHAL, LUIZ CELSO CASTRO DE TOLEDO, MARIA CRISTINA ROCHA
MARIA GERTRUDES VASCONCELLOS EISENLOHR, MARIA JULIA KOVACS, MARIA LUISA SANDOVAL SCHMIDT, MARINA JORDÃO, MARINA HALPERN CHALOM, MAURO S. KARP, MIGUEL MAHFOUD, REBECCA CAMPOS, ROSANA FRISCHER, SIMONE APARECIDA RAMALHO, VERA HELENA OSTRONOFF, VERA IACONELLI, WALTER CAUTELLA JR.
ISBN: 85-7396-041-8
440 páginas
 
 
Em uma perspectiva fenomenológica e existencial, revela um modo pelo qual práticas psicológicas, em instituições acadêmicas, podem expandir suas ofertas de atendimento às demandas da comunidade, a elas recorrendo para a formação do psicólogo como agente social de mudança.

Detalhes

Parte I – Uma proposta para Aconselhamento Psicológico; Capítulos: 1. Serviço de Aconselhamento Psicológico do IPUSP: aprendizagem significativa em ação; 2. Aconselhamento psicológico numa visão fenomenológico-existencial: cuidar de ser; 3. Aconselhamento Psicológico: uma passagem para a transdisciplinariedade; 4. Aconselhamento psicológico e instituição: algumas considerações sobre o serviço de aconselhamento psicológico do IPUSP; 5. Positivismo lógico e pensamento existencial: a conciliação rogeriana; 6. Aprendizagem significativa e experiência: um grupo de encontro em instituição acadêmica; Parte II – Experiências de uma proposta de Aconselhamento Psicológico; Capítulos: 7. Serviço de aconselhamento psicológico do IPUSP: breve histórico de sua criação e mudanças ocorridas na década de 90; 8. Plantão psicológico na escola: uma experiência; 9. Plantão psicológico em hospital psiquiátrico; 10. A experiência de implantação de um serviço de plantão psicológico no Projeto Esporte-Talento por alunos de graduação do IPUSP; 11. Um serviço de plantão psicológico em instituição judiciária: ilustração prático-teórica; 12. Supervisão de apoio psicológico: espaço intersubjetivo de formação e capacitação de profissionais de saúde e educação; 13. Supervisão de Apoio Psicológico: espelho mágico para desenvolvimento de educadores de rua; 14. A formação de psicólogos: um serviço a serviço de alunos; 15. Supervisão de Apoio Psicológico como estratégia de aprendizagem experiencial na formação de educadores de rua: uma proposta; 16. Supervisão de Apoio Psicológico: a gestaltpedagogia no trabalho com Educadores de Rua; 17. Uma experiência de Supervisão de Apoio Psicológico para educadores de rua; 18. Grupos de Supervisão de Apoio Psicológico com técnicos do Projeto Esporte-Talento; 19. Oficinas em Aconselhamento: um processo em andamento; 20. Oficinas de Criatividade: elementos para a explicitação de propostas teórico-práticas; 21. Oficina de Criatividade para a terceira idade: resgate e reapropriação da história pessoal; 22. Oficina de narrativas: mosaico de experiências (Clara Paulina Coelho Carvalho); 23. Grupos com crianças e adolescentes: uma experiência no CEPEUSP; 24. Capacitações teórico-técnicas diversas de educadores de rua: diferentes formas de atuação com os meninos; Parte III - Conclusão; Capítulo: 25. Um livro pode valer pelo muito que nele não deveu caber.

Informação Adicional

EditoraN/A
ISBNN/A

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.